Blog

GUIA ALIMENTAR DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

Este documento elaborado pelo Ministério da Saúde teve sua última versão lançada em 2014.

TEM COMO OBJETIVOS:

  • Oferecer à população informações confiáveis sobre alimentação saudável.
  • Ajudar os brasileiros a fazerem melhores escolhas alimentares.
  • Orientar para a prevenção de doenças crônicas como obesidade e diabetes mellitus.

VEIO COM ALGUNS DIFERENCIAIS:

  • sugerindo EVITAR alimentos ultraprocessados (aqueles que contêm ingredientes que você não tem no armário da sua casa!).
  • fazendo links da agricultura com sustentabilidade.
  • propondo estratégias alimentares diante das mudanças culturais que prejudicam a boa alimentação.

O Guia orienta as pessoas a optarem por refeições caseiras e evitarem a alimentação em redes de fast food e produtos prontos que dispensam preparação culinária (‘sopas de pacote’, pratos congelados prontos para aquecer, molhos industrializados, misturas prontas para tortas). Outras recomendações são o uso moderado de óleos, gorduras, sal e açúcar ao temperar e cozinhar alimentos, e o consumo limitado de alimentos processados (queijos, embutidos, conservas), utilizando-os, preferencialmente, como ingredientes ou parte de refeições. Na hora da sobremesa, o ideal é preferir as caseiras, dispensando as industrializadas.

Destaque especial é dado também às circunstâncias que envolvem o ato de comer, aconselhando-se regularidade de horário, ambientes apropriados e, sempre que possível companhia. O ideal é desfrutar a alimentação, evitar a refeição assistindo à televisão, falar no celular, ficar em frente ao computador ou atividades profissionais.

O guia também busca valorizar a culinária, e indica o planejamento das refeições e interação social, com o envolvimento de amigos e família na elaboração da comida. “No Brasil e em muitos outros países, a transmissão de habilidades culinárias entre gerações vem perdendo força”, admite a coordenadora de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde e responsável pela coordenação geral do projeto de elaboração do Guia Alimentar, Patrícia Jaime. “Por isso, o Guia Alimentar dedica uma parte importante de suas recomendações à valorização do ato de cozinhar, ao envolvimento de homens e mulheres, adultos e crianças nas atividades domésticas relacionadas ao preparo de refeições e à defesa das tradições culinárias como patrimônio cultural da sociedade”, enfatiza.

Veja o GUIA ALIMENTAR DA POPULAÇÃO BRASILEIRA na íntegra:

http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira.pdf

E tem a versão pocket:

http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/guiadebolso2018.pdf

 

Escreva um comentário